WebSIG Arara / Cintas Largas

Foi aprovado o projecto WebSIG Património histórico/arqueológico-cultural dos povos Arara do Rio Branco (MT) e Cinta Larga (MT, RO), subtido ao Edital de Dezembro de 2011 por uma equipa científica internacional, liderada pela Scientia e participada pela Dryas.
O projecto WebSIG Património histórico/arqueológico-cultural dos povos Arara do Rio Branco (MT) e Cinta Larga (MT, RO), que resulta de uma colaboração científica transatlântica entre a Scientia Consultoria científica, Ltda., a Dryas Arqueologia, Lda., e as associações Yukapkatan (Arara do Rio Branco), Marupá (Arara do Rio Branco) e Pasapkareej (Cinta Larga), foi aprovado pela SAB – Sociedade Arquelógica Brasileira no âmbito do seu último edital para projectos científicos, concluído em Dezembro de 2011.
O projecto visa proporcionar um aumento do da capacidade das comunidades indígenas Arara (MT) e Cinta Larga (MT/RO) para gerir e divulgar o seu próprio património histórico-arqueológico e cultural, através da criação de uma plataforma on-line que disponibilize os dados gerados por dois projectos científicos em curso nas áreas geográficas daquelas duas etnias indígenas: um projecto de Arqueologia e um projecto de Etnoarqueologia.
Este projecto Arara / Cinta Larga beneficia do desenvolvimento a montante de um projecto I&DT da área específica das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) conduzido pela Dryas e também participado pela Scientia, para além de dois departamentos da Universidade de Coimbra (os Deps. de Engenharia Infomática e de Matemática), desenhado para resolver um conjunto de questões técnicas impostas pela implementação de uma ferramenta on-line desta natureza.
No essencial, o projecto consiste (1) na criação da plataforma on-line WebSIG, contituída por uma base de dados de património histórico-arqueológico e cultural (permitindo pesquisas semânticas e contextuais), georreferenciada (permitindo pesquisas geográficas), integrando funcionalidades de web-social; e (2) na informatização de documentos multi-source; e (3) na capacitação de indivíduos de ambas as etnias para funcionarem como multiplicadores de conhecimentos técnicos.