UATEC@DEGEI
Na sequência de outras participações anteriores em eventos da UATEC, o projecto Dryas Octopetala foi agora apresentado no UATEC@DEGEI, com particular atenção para os aspectos de carácter organizacional e de gestão do projecto.
O projecto Dryas Octopetala foi apresentado por Miguel Almeida no eventoUATEC@DEGEI, destacando-se o carácter inovador e até experimental deste projecto no que respeita à solução de organização de estrutura e gestão implementada para concretizar os seus objectivos.
Promovida pela Unidade de Transferência de Conhecimento da Universidade de Aveiro, esta iniciativa regular destina-se a “fortalecer as relações entre a Universidade e o tecido empresarial” através de um programa que visa apresentar o trabalho de ensino e investigação desenvolvido pelos departamentos da UA, identificar necessidades das empresas e promover a constituição e reforço de parcerias bi ou multi-laterais.
A Dryas tem sido uma presença regular nestas iniciativas da UATEC, tendo participado nas apresentações dos Departamentos de Geociências, de Biologia e de Engenharia Civil. O saldo destas participações é extremamente positivo, tendo já resultado em diversas colaborações entre a Dryas e vários daqueles departamentos, quer no âmbito de projectos de I&D(T), quer de actividades pedagógicas e de formação avançada, de onde se destaca o apoio a duas teses de doutoramento, em diferentes áreas do conhecimento.
Importa referir-se nomeadamente as colaborações estabelecidas com o Departamento de Geociências e com o IEETA: Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro. Desta última resultou recentemente o lançamento de mais uma proposta de tese de mestrado. Deve também referir-se a forte convergência de objectivos de I&D(T) com a equipa do Departamento de Engenharia Civil, que abre portas a uma parceria estável de I&D na área da intervenção sobre o património histórico edificado com enorme potencial de desenvolvimento.
Sendo a reunião deste dia 20 de Junho dedicada ao Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, a participação Dryas visa precisamente apresentar a vertente económica e organizacional do projecto Dryas Octopetala, insistindo-se no carácter profundamente experimental do projecto, também nesta área da gestão: trata-se, com efeito, de uma estrutura empresarial com um ideal de gestão assente num conjunto de princípios “next economy”, com fortes ambições de intervenção societária e cujo sucesso se mede pela produção de resultados não exclusivamente económicos.
Do ponto de vista prático, esta presença visava também lançar ao DEGEI o desafio de colaboração numa tese de doutoramento na fronteira entre a Arqueologia e a Gestão de qualidade, num projecto de colaboração transdisciplinar.