UATEC@Biologia
“gDO (Dryas... Styx... Morph... Guild!): um projecto I&D(T) multidisciplinar” foi o título da nossa apresentação feita na passada semana no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
O grupo Dryas Octopetala participou em mais uma iniciativa da Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro, desta vez no âmbito da UATEC@Biologia.
Este encontro aconteceu no passado dia 21 de Março no Departamento de Biologia da UA. O objectivo desta iniciativa era o de possibilitar a apresentação das empresas convidadas à UA e ao seu Departamento de Biologia, e vice versa, fomentando deste modo onetworking e o estabelecimento de parcerias. Além da sessão de apresentações teve lugar uma visita guiada a vários laboratórios do Departamento de Biologia da UA.
Duas antropólogas do grupo foram apresentar o projecto I&D(T) da Dryas Octopetala. A comunicação começou por enquadrar os participantes, alunos de mestrado e doutoramento, docentes e elementos de outras empresas, no “core business” do grupo, a Arqueologia de salvamento, e expôs os nossos objectivos: a salvaguarda do património histórico-arqueológico; o desenvolvimento de I&D(T) aplicada em salvamento e I&D programada; a promoção da interdisciplinaridade; o desenvolvimento contínuo de competências técnicas e a promoção da divulgação científica.
A criação de um laboratório multidisciplinar, através da constituição de um centro de I&D(T) – o GAP lab – foi apresentada, mostrando os projectos já em curso, o equipamento operacional e os resultados até agora conseguidos. As novas áreas de actuação do GAP lab foram também citadas, uma vez que enquadram, entre outras, as competências da Biologia.