S. Brás de Alportel e Lagoa
Apresentam-se hoje em S. Brás de Alportel e em Lagoa duas comunicações versadas sobre o achado do cemitério de escravos de Lagos.
No âmbito da sua iniciativa “Lectures” a Associação Arqueológica do Algarve patrocina hoje no Museu do Trajo em S. Brás de Alportel e no Convento de S. José em Lagoa a apresentação do achado do Valle da Gafaria.
A escavação deste amplo sítio, realizada no quadro de uma acção de Arqueologia Preventiva e executada em contexto de obra, permitiu a identificação de um contexto inédito a nível mundial, já que numa vasta lixeira foram depositados os cadáveres de centenas de cativos africanos que aportavam a Lagos durante os sécs. XV e XVI.
Depositados no meio dos desperdícios urbanos, o estudo do contexto do achado e dos próprios esqueletos tem permitido documentar o tratamento dado em vida e na morte aos indivíduos reduzidos ao cativeiro nos momentos iniciais das descobertas marítimas.
Para além deste achado, serão hoje também apresentados outros resultados alcançados na escavação – relativos à Gafaria de Lagos e aos esqueletos a ela associadas – sendo também explorados os resultados da investigação que a equipa da iDryas está a levar a cabo com este vasto acervo.
Veja também em http://www.arqueoalgarve.org/4.html
Locais:
Museu do Trajo – S. Brás de Alportel – 15h00
Convento de S. José – Lagoa – 19h15