ICAHM’s membership



A Dryas Octopetala acaba de receber o estatuto de membro institucional do ICAHM, concretizando assim uma ambição de reconhecimento da intervenção patrimonial do grupo e das suas competências para promover os objectivos desta instituição.

ICAHM - International Committee on Archaeological Heritage Management (LINK) é uma secção do ICOMOS - International Council on Monuments and sites (LINK) criada expressamente para conselho do ICOMOS e o World Heritage Committee (UNESCO) em todos os aspectos relativos à preservação e gestão de sítios e paisagens arqueológicas, com particular atenção para a formulação de protocolos e procedimentos de qualidade para as actividades de investigação e gestão de recursos culturais.

Na sequência do mandato recebido do World Heritage Committee, o ICAHM preocupa-se não apenas com os sítios inscritos na lista do Património Cutural da Humanindade, ou em vias de classificação, mas sim com todos os sítios, paisagens e bens arqueológicos em todo o mundo.

Neste sentido, o ICAHM colabora com outras entidades internacionais, nacionais, regionais e locais que partilham dos mesmos objectivos de acção.

A missão do ICAHM centra-se particularmente no desenvolvimento e divulgação de standards e best practices que promovam a qualidade e eficiência dos procedimentos de investigação e gestão dos recursos culturais.

É evidente a comunhão de objectivos com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo grupo Dryas Octopetala, através da iDryas, no quadro de vários projectos de I&D(T) relativos ao desenvolvimento de procedimentos metodológicos de intervenção patrimonial e investigação em sítios do património histórico-arqueológico.

A aproximação Dryas ao ICAHM resulta da recente participação da equipa iDryas no Annual Meeting do ICAHM em Cuzco, no Perú, com duas comunicações orais:
- Maria Joao Neves, Miguel Almeida, Maria Teresa Ferreira, Hélder Santos, Gil Gonçalves, Fernando Almeida e Ana Eduarda Sereijo: “From African slaves to Prehistoric graves: Archaeological recovery of human remains and their contextual information”; e
- Lília Basílio, Miguel Almeida, Giuseppe Stella, Luís Almeida, Hélder Santos, Nuno Barraca, Jorge Dinis, Fernando Almeida, Ana Eduarda Sereijo: “Adding Layers: a multidisciplinary approach to the study of historical buildings”.

envolvimento do grupo Dryas Octopetala na actividade do comité orientar-se-á, sem dúvida no sentido do aproveitamento da experiência da Dryas em intervenções de salvamento, nos resultados do seu esforço considerável de desenvolvimento de protocolos metodológicos de intervenção que garantam a qualidade dos trabalhos de Arqueologia e na integração de meios tecnológicos avançados nestes procedimentos de intervenção no património histórico-arqueológico.



Arquivo de Notícias