Cooperar para reabilitar



O Grupo Dryas Octopetala participou no Workshop “Cooperar para reabilitar”, organizado pela Inovadomus no seu edifício-sede, que contou com o contributo activo de várias entidades interessadas no tema da reabilitação urbana.

Sob o lema “Descortinar tendências da reabilitação vs construção nova”, este Workshop pretendia marcar um momento relevante da reflexão conjunta dos mais diversos actores do sector da reabilitação urbana, desde empresas de construção, de fornecimento de materiais, de diagnóstico e de projecto, às entidades territoriais, como Câmaras municipais e um contributo muito forte do sector universitário, com destaque particular para a Universidade de Aveiro. 

Esta é, de resto, a própria Filosofia de base do projecto Inovadomus: fazer convergir experiências e competências relevantes para uma reflexão sobre a actualidade e o futuro do parque urbano em Portugal. Deste modo, a Inovadomus coloca-se na vanguarda da inovação de procedimentos no sector da reabilitação urbana, merecendo o louvor de ter conseguido dinamizar um grupo de instituições, decisores, técnicos e cientistas com massa crítica e qualificações suficientes para realizar o objectivo enunciado. 

O Workshop agora realizado confirma esta apreciação, sendo evidente a relevância das discussões conduzidas em torno de três mesas-redondas paralelas para o futuro da reabilitação urbana em Portugal, na medida em que aqui se identificaram problemas e propuseram vias de solução para melhorar diversos aspectos técnicos e organizacionais deste sector de actividade. 

A participação do grupo Dryas Octopetala no Workshop decorreria desde logo do seu envolvimento no projecto Inovadomus, através da realização dos trabalhos de diagnóstico e caracterização do edificado da “Casa de Ílhavo” por uma equipa multidisciplinar que integra técnicos da Morph e da Dryas. 

Mas, mais do que isso, reconhecemos a importância da discussão proposta, organizada em temas determinantes para o futuro da preservação sustentável dos centros históricos em Portugal, que justificou a participação empenhada da Dryas Octopetala nesta iniciativa Inovadomus, através da presença activa em duas das três mesas-redondas do evento.



Arquivo de Notícias