Acompanhamento Pólo II



A equipa Dryas de Arqueologia vai assegurar durante este mês de Agosto o acompanhamento arqueológico de mais uma obra enquadrada na renovação do sistema de águas de Coimbra, desta vez na zona do Pólo II da Universidade de Coimbra.

A obra em causa realizará a Ligação da rede de drenagem de águas pluvais do Pólo II da Universidade de Coimbra à ribeira do vale das Flores, à saída da ponte Europa, no seguimento da Av. da Malavada / Pinhalde Marrocos.

Este trabalho de Arqueologia preventiva surge suportado por um contrato de prestação de serviços entre a Dryas Arqueologia e a Briopul, sociedade empreiteira da obra, que assim garante o cumprimento integral das imposições de preservação do património histórico-arqueológico definidas na Lei portuguesa.

Este novo acompanhamento segue-se a um vasto conjunto de outros trabalhos já realizados por equipas Dryas em diferentes obras relacionadas com o sistema de abastecimento e drenagem de águas de Coimbra desde há quase uma década. Realizados no quadro de diferentes obras de construção/manutenção de uma multiplicidade de troços deste sistema, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico até zonas mais periféricas, estas intervenções têm permitido, apesar do seu character bastante pontual, recuperar informações muito relevantes para o estudo da evolução do urbanismo da cidade de Coimbra.

Este trata-se por isso de um exemplo significativo de como a preservação do património histórico-arqueológico pode acompanhar o desenvolvimento e renovação das nossas cidades de uma forma eficaz e sem perdas de valor relacionado com o enorme património histórico de Portugal e dos seus centros urbanos, cujo aproveitamento, tanto cultural, como económico, se perfila de forma cada vez mais evidente como um caminho de future.



Arquivo de Notícias