Sítios Megalíticos e a Convenção do Património Mundial



A iDryas / Morph participou na semana passada, em Espanha, no encontro Sítios Megalíticos e a Convenção do Património Mundial promovido no âmbito do Programa HEADS da UNESCO.

Entre 20 e 25 de Setembro estivemos num dos mais relevantes encontros organizado no seio do Programa Temático do Património Mundial, o HEADS: Human Evolution: Adaptations, Dispersals and Social Developments da UNESCO (LINK).
O encontro teve lugar em Málaga e em Antequera, onde os participantes tiveram a oportunidade de poder visitar os famosos dolmens de Antequera, cuja promoção a Património da Humanidade se encontra em agenda. Para além desta visita in loco, todos os presentes puderam ser levados, através de excepcionais apresentações, a lugares tão distantes como a ilha da Páscoa, a Polinésia, Stonehenge, Carnac ou Alcalar, locais onde o património megalítico é um verdadeiro marco para a humanidade (LINK).
Reunidos durante cinco dias, houve ainda tempo para debater as linhas guias que orientarão no futuro a classificação dos sítios megalíticos a património mundial. O valor excepcional deste património está há muito reconhecido na Lista de património Classificado ou em vias de Classificação, mas urgia discutir melhor o que se entende por este património, ampliar o âmbito geográfico a ter em conta na hora da classificação destes bens, e, assentar a classificação futura de megálitos num acervo documental forte e cientificamente sólido.
Cabe-nos agradecer a maravilhosa oportunidade de poder ter participado neste encontro, promovido pelo Centro de Património Mundial da UNESCO, do Ministério da Cultura Espanhol e da Conselhería da Cultura da Junta de Andaluzia.



Arquivo de Notícias