Seminário Microscopia



O geoarqueólogo da equipa iDryas participou, na última semana de Maio, no seminário Microscopia de Alta definição SEM e AFM. A realização coube à empresa PARALAB, em colaboração com a NANOSURF e PHENOM WORLD. Este evento teve lugar no Porto, em Coimbra e em Lisboa, distribuído por várias sessões ao longo da semana.

Actualmente, a Microscopia de alta resolução compreende uma vasta gama de tecnologias e métodos que permitem obter informação acerca da estrutura, morfologia e composição de materiais e compostos, quer orgânicos, quer inorgânicos. Estas técnicas contribuem para estudos fundamentais e aplicados à investigação das propriedades estruturais e electrónicas à escala atómica, assim como para a compreensão das propriedades meso e macroscópicas dos materiais.

Salienta-se assim a importância do recurso a técnicas como a microscopia electrónica de varrimento (SEM) e a microscopia de força atómica (AFM) que hoje em dia possuem uma aplicabilidade em áreas muito diversas, tais como a indústria do património histórico-cultural.

Estas técnicas possibilitam um estudo extraordinariamente detalhado dos materiais, que de outra forma não seria possível mesmo recorrendo às técnicas tradicionais da microscopia óptica.



Arquivo de Notícias