Reportagem SIC: PAVD



A polémica aberta por uma reportagem do Expresso acerca do cemitério de escravos do "Valle da Gafaria" (Lagos, Portugal) motivou o interesse da SIC por este sítio arqueológico fundamental para a história da modernidade portuguesa.

Há apenas alguns dias o jornal Expresso publicou uma reportagem sobre o sítio do Valle da Gafaria, em Lagos, onde a Dryas escavara em 2009 sítio arqueológico de importância fundamental para a história da Época moderna em Portugal e na Europa. A reportagem do Expresso interrogava-se então pelo destino deste sítio arqueológico e dos vestígios aqui escavados, uma vez que no local hoje apenas se encontra um parque de estacionamento coberto por um mini-golf, tendo-se entretanto praticamente perdido qualquer marca significativa deste valioso espólio da cidade no local da sua descoberta.
Com efeito, no Parque do Anel Verde, antigo “Valle da Gafaria”, uma equipa Dryas identificou e escavou cuidadosamente um conjunto de enterramentos dos primeiros escravos trazidos de África nos navios portugueses, ainda antes da estruturação completa deste tráfico, que poucos anos mais tarde passaria a ser directamente controlado pela coroa em Lisboa.
Seguindo a pista desta notícia, também a SIC se interessou pelo destino deste sítio arqueológico e dos vestígios, nomeadamente osteoarqueológicos, que resultaram do seu salvamento, concluído ainda em 2009.
Deste interesse resultou uma reportagem realizada nas instalações da Dryas, onde algumas das investigadoras da iDryas e do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra que lideram o programa de investigação acerca deste sítio em curso já desde a sua escavação explicaram o essencial dos trabalhos já realizados, métodos utilizados e âmbito multidisciplinar da investigação, comentando alguns dos resultados mais importantes já obtidos, bem assim como as linhas actuais de investigação e perspectivas de trabalho que se perfilam no futuro próximos da investigação sobre esta série osteoarqueológica.




Notícias relacionadas:

Arquivo de Notícias