Reabilitação Urbana



No dia 18 de Outubro a Dryas vai participar na 1ª edição do Ciclo de Encontros: Património & Reabilitação Urbana, intitulada "Reabilitação Urbana: Os centros históricos".

Tendo por referência a cidade de Coimbra e como objectivo “sistematizar e confrontar o conhecimento já disponível sobre melhoria dos processos de restauro urbano e arquitectónico e discutir as metodologias de abordagem, tanto em projecto como nas práticas da indústria da construção, como também a divulgação e sensibilização para a salvaguarda deste património”, o evento pretende criar um espaço de discussão e reflexão sobre as práticas de reabilitação patrimonial actuais.

A convite da organização a Dryas apresentará como caso de estudo o projecto de minimização de impacte arqueológico em desenvolvimento desde 2008 na Baixinha de Coimbra

Nesta zona de elevado potencial arqueológico, e no âmbito da implementação do Metro Mondego, foram executados pela Dryas trabalhos de Arqueologia do edificado num conjunto de cinco edifícios localizados na proximidade da Rua da Sofia. Para além de abundante informação sobre materiais e técnicas de construção utilizadas, os trabalhos permitiram registar informação estratigráfica essencial à reconstituição da história construtiva destas estruturas e à compreensão da história urbana desta zona da cidade.

No curso deste projecto foi definido um protocolo de campo especificamente orientado para a caracterização arqueológica de edifícios históricos em contexto de reabilitação – baseado na implementação de tecnologia de ponta e de procedimentos multidisciplinares – que tem sido aplicado e progressivamente desenvolvido no âmbito das intervenções Dryas.

Para além da exposição sobre os resultados obtidos, este encontro constitui uma oportunidade singular para apresentar as potencialidades do método e a necessidade de implementar como principio primeiro no processos de reabilitação de centros históricos a máxima de “conhecer para intervir”.



Arquivo de Notícias