Reabilitação Urbana



A Dryas esteve presente na 1ª edição do Ciclo de Encontros: Património & Reabilitação Urbana - Reabilitação Urbana: Os centros históricos, com uma comunicação sobre o projecto de Arqueologia preventiva em desenvolvimento na Baixinha de Coimbra.

Centrada em questões de estratégia e metodologia e fazendo recurso ao caso de estudo do projecto da Baixinha de Coimbra, a comunicação constituiu uma oportunidade para reforçar a ideia do potencial informativo destas estruturas, nomeadamente no que respeita à sua história construtiva.

À semelhança de outros trabalhos apresentados, reforçou-se a necessidade de implementar projectos de caracterização verdadeiramente multidisciplinares, a única abordagem verdadeiramente capaz de dar resposta à necessidade de conhecer e compreender o património histórico edificado. No caso do protocolo de intervenção da Dryas, no âmbito da caracterização histórica e arqueológica dos edifícios históricos tem-se vindo a integrar, de forma sistemática, o recursos a ferramentas tecnológicas de documentação – como lasercan ou o GPR – , e procedimentos de caracterização e datação laboratorial de materiais.

A comunicação frisou ainda a necessidade imperativa de desenvolver projectos de reabilitação baseados no conhecimento prévio do património, incluindo conhecimento sobre a sua história. Esta será a forma de garantirmos a execução de projectos de reabilitação com qualidade histórica e patrimonial, características fundamentais quando tratamos de promover a regeneração dos centros históricos com base naquilo que estes têm de distintivo e que constitui, em última análise, o motivo da sua salvaguarda.



Arquivo de Notícias