Proposta de mestrado 3d



A Universidade de Aveiro e a Dryas propõe aos alunos de 2º ciclo da área de informática um tema de dissertação centrado sobre a modelização digital tridimensional de crânios humanos, pensado no âmbito de um projecto comum de investigação sobre este tema.

No quadro de um reforço crescente da colaboração entre as duas instituições nas áreas da investigação e da formação, a Universidade de Aveiro (através do IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro) e a Dryas acabam de lançar uma proposta de tema de mestrado na área da informática: “Modelos cranianos tridimensionais: ferramentas para uma nova abordagem craniométrica”.

Este tema de dissertação de mestrado, vincadamente transdisciplinar, por cruzar necessariamente competências das áreas da Bioantropologia e das TICE, surge enquadrado num projecto mais vasto de I&D que estas duas instituições e o CENCIFOR (Centro de Ciências Forenses) estão a estruturar, centrado no desenvolvimento de procedimentos e ferramentas craniométricas digitais.

Com efeito, a aplicação da craniometria tradicional, ferramenta crucial dos estudos de Bioantropologia baseia-se ainda quase exclusivamente em medidas físicas realizadas no próprio crânio. Tal situação constitui hoje uma limitação metodológica ao desenvolvimento desses estudos, por força da inadequação daquele tipo de metodologias para descrever estruturas mais complexas e algumas características craniofaciais. Acresce ainda a dificuldade de repetibilidade e os riscos de degradação do material osteológico próprios desses métodos físicos da Craniometria tradicional.

Em consequência, a utilização de scanners de luz estruturada para aquisição de nuvens de pontos 3D dos crânios apresenta enormes benefícios neste campo dado que os modelos criados podem ser seccionados permitindo o acesso a estruturas e medidas inacessíveis com outras metodologias, para além de permitirem a realização das medidas sem contacto com os crânios, reduzindo drasticamente a manipulação directa das peças ósseas, com evidentes vantagens em termos de preservação.

Assim, o objetivo do trabalho académico proposto consiste na contribuição para o desenvolvimento de um software de modelação que permita a partir das nuvens de pontos 3D adquiridas com o scanner calcular as principais medidas craniométricas utilizadas na caracterização de crânios.

 

Informações:

Maria Teresa Ferreira: teresa.ferreira@dryas.pt
Paulo Dias: paulo.dias@ua.pt


Anexos:

Proposta


Arquivo de Notícias