Plenários iDryas



Face à crescente dinâmica da iDryas começaram a realizar-se neste novo ano lectivo plenários mensais, reuniões extremamente profícuas que têm permitido a troca eficaz de informações entre os investigadores das várias áreas deste laboratório.

Reunindo investigadores de diversas áreas científicas – desde a Arqueologia à Matemática – e de diversas instituições de I&DT – cumprindo destacar a participação da Universidade de Coimbra – , os plenários da iDryas têm-se constituído como um forum essencial à discussão e apresentação dos projectos em curso neste laboratório.

Tendo como pontos comuns a interdisciplinaridade e o enfoque sobre as actividades humanas do passado (mais ou menos recente), a iDryas é assumidamente o verdadeiro núcleo de inovação do grupo, sendo hoje uma unidade estruturada de I&D(T) dotada de recursos humanos e materiais suficientes para a concretização dos seus (ambiciosos) objectivos de investigação, que persegue no quadro de um conjunto estável e dinâmico de relações científicas com outras entidades nacionais e estrangeiras de I&D.

Entre os temas abordados nestas reuniões cumpre destacar a construção do seu novo espaço laboratorial, num edifício já aquirido pelo grupo empresarial gDO. Este tem sido com efeito um dos temas que mais tem animado as reuniões plenárias da iDryas, já que a sua materialização permitirá sedimentar todo o potencial de i&DT acumulado no seio do grupo. Este novo edifício albergará novos laboratórios dedicados a áreas chave no quadro da investigação e promoção da salvaguarda patrimonial, com áreas dedicadas entre outros à fotogrametria e 3D, fotografia, luminescência e geoarqueologia.

Para além da estruturação material do laboratório, a apresentação do estado da arte em projectos de investigação de âmbito internacional, tem também constituído um dos pontos basilares destes plenários que se pretendem cada vez mais participativos e desafiantes.



Arquivo de Notícias