“Património em construção”



A Dryas estará presente no simpósio "Património em Construção" com uma comunicação intitulada “O Património... amanhã: forma, conteúdo e multidisciplinaridade na requalificação do património histórico – o caso do Convento de S. Francisco (Coimbra)”.

O Simpósio “Património em Construção – Contextos para a sua preservação”, organizado pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, nos próximos dias 24 e 25 de Novembro, constitui uma oportunidade importante para discutir as práticas actuais de preservação do património.
A comunicação da Dryas, intitulada “O Património… amanhã: forma, conteúdo e multidisciplinaridade na requalificação do património histórico – o caso do Convento de S. Francisco (Coimbra)” é da autoria de Luís Almeida, Mónica Corga, Lília Basílio, Cláudia Santos, Pedro Garcia e Miguel Almeida. Estes autores são os responsáveis pela equipa multidisciplinar que presentemente participa no projecto de reabilitação do Convento de São Francisco, em Coimbra, o qual servirá de ponto de partida para a discussão acerca dos princípios, métodos e procedimentos da reabilitação do património edificado.
Com efeito, para lá da mera intervenção arquitectónica formal, a preservação dos edifícios históricos exige hoje uma atenção cuidada à metodologia de recuperação da própria informação histórica contida nesses edifícios. Esta primazia dos aspectos substanciais da intervenção no património histórico implica uma avaliação processual crítica dos métodos utilizados nestas intervenções, mas também o recurso a equipas profundamente transdisciplinares, incluindo frequentemente as especialidades de Arqueologia do edificado, História, Geofísica, Geomática, Fotogrametria, Arqueologia, Geoarqueologia, Arqueotanatologia, Bioantropologia e Tecnologia Cerâmica, entre outras.
única forma de garantir uma resposta eficaz às referidas exigências teóricas e metodológicas, à significativa complexidade dos objectos históricos/arquitectónicos em causa e à recuperação do potencial informativo do registo arqueológico das zonas de implantação e envolventes.



Arquivo de Notícias