Mestrado em Modelização 3d



Liliana Paranhos obteve ontem o grau de Mestre em Engenharia Geográfica pela Universidade de Coimbra com uma tese na área da modelização 3d de objectos complexos do património histórico desenvolvida no seio da iDryas.

Decorreu ontem no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com sucesso, a defesa da dissertação de Liliana Paranhos para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Geográfica.
Para a realização desta tese, a candidata foi acolhida no seio da equipa iDryas, ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a Dryas e a Universidade de Coimbra / Departamento de Matemática. Com efeito, a tese resulta de um trabalho integrado num programa de investigação operacional da iDryas que visa o desenvolvimento de procedimentos específicos de intervenção arqueológica em contexto preventivo / de emergência.
Neste âmbito, a tese da Liliana Paranhos, subordinada ao tema “Modelação Tridimensional de Objectos Históricos utilizando Sistemas de Varrimento Laser Terrestre”, visava a avaliação crítica do potencial de diferentes soluções de software para a aquisição e tratamento de dados tridimensionais para a realização de modelos digitais de objectos históricos, com particular destaque para a modelização de edifícios antigos.
Beneficiando de um fluxo constante de novos dados de terreno produzidos pelas equipas Dryas / iDryas, o trabalho desenvolvido no âmbito desta tese versou directamente os diversos aspectos do pós-tratamento daqueles dados, com vista à produção de nuvens de pontos, meshes e texturização de modelos foto-realistas daqueles objectos históricos edificados.



Arquivo de Notícias