Luminescência iDryas



A face luminescente do projecto iDryas” é o título do poster que apresentámos esta semana no congresso “LED 2011: 13th International Conference on Luminescence and Electron Spin Resonance Dating”.

O poster agora apresentado naquele congresso, que junta os maiores especialistas da matéria em Toruń, sob a organização conjunta das Universidades Nicolaus Copernicus e Tecnológica da Silésia, é dedicado à discussão dos objectivos, projectos futuros e enquadramento institucional e científico do novo laboratório de Luminescência da iDryas, actualmente em fase de instalação no âmbito do projecto “iLab.Arq”.
Este trabalho conjunto de Giuseppe Stella (iDryas), Pedro Cunha (Dep. Ciências da Terra da Universidade de Coimbra), Miguel Almeida (iDryas) e António Martins (Dep. Geociências da Universidade de Évora) insiste no carácter aberto, colaborativo e multidisciplinar do projecto iDryas / GAP Lab, co-promovido pela Dryas e pela Universidade de Coimbra.
Naturalmente focado no programa científico do Laboratório de Luminescência incluído neste GAP Lab, o poster apresentado define as duas principais linhas da actividade de I&D deste laboratório de Luminescência:
- A contribuição para os projectos multidisciplinares de investigação fundamental liderados ou participados pela iDryas nas áreas da Arqueologia e das Ciências da Terra, através da utilização de técnicas de TL/OSL para a produção de referências radiocronométricas dos fenómenos antrópicos e não-antrópicos observados; e
Investigação metodológica na área específica da datação por luminescência termica e opticamente estimulada.


Anexos:

poster


Arquivo de Notícias