LRA’2012_balanço



Concluíram-se os trabalhos de escavação arqueológica no sítio paleolítico de Les Roches d'Abilly (Indre-et-Loire, França), revelando mais uma vez interessantes níveis paleolíticos.

Após uma primeira fase de desmonte das grandes lajes de calcário que formavam o tecto do abrigo Bordes-Fitte de Les Roches d’Abilly, e que pelo menos desde o Paleolítico Médio se foram abatendo sobre o sítio – selando e preservando assim as diferentes ocupações humanas que o lugar conheceu – foi iniciada na última semana de campanha a escavação de alguns dos níveis mais antigos do arqueosítio.

Particularmente ricos em exemplares faunísticos de grande porte, e onde se incluem espécies como o bisonte, o cavalo ou a hiena, típicos dos ambientes pleistocénicos, a escavação forneceu também elementos que comprovam o carácter antrópico da ocupação, incluindo-se vestígios líticos talhados e matérias colorantes. A exploração ulterior deste registo virá certamente a fornecer dados relevantes não só para a compreensão das modalidades de gestão dos recursos bióticos e abióticos dos grupos neandertais, mas também para a reconstituição paleoambiental desta região naquela época.

Os resultados obtidos foram já divulgados junto da população local, que como de costume acedeu ao convite realizado pela equipa, através da visita ao local e da participação muito interessada numa conferência intitulada “Avant l’Histoire: Porquoi et comment?” apresentada por Thierry Aubry e Bertrand Walter da SERAP – Vallée de la Claise.




Notícias relacionadas:

Arquivo de Notícias