Logitech: Formação Micromorfologia



No âmbito do programa de I&DT em curso na iDryas, o potencial da análise de lâminas delgadas para a produção de conhecimento em diversos âmbitos do sector do património histórico-arqueológico justificou a criação de um laboratório dedicado de Micromorfologia.

Com efeito, a inclusão no projecto iLab.Arq de um esforço muito considerável de investimento neste âmbito decorre da relevância da informação daquelas lâminas delgadas, quer para fins de caracterização de materiais e procedimentos técnicos sobre artefactos, quer para interpretação de fenómenos estratigráficos sin e pós-deposicionais justificou, conferindo ao laboratório de Micromorfologia, um papel fundamental no projecto iDryas / GAP Lab.
Esta aposta exige não apenas um investimento muito considerável em equipamento, mas também na formação de recursos humanos especializados.
O geoarqueólogo Luís Almeida partiu hoje para a fábrica da Logitech em Glasgow (Escócia), onde realizará esta semana um curso de aperfeiçoamento em Micromorfologia especificamente dedicado à operação dos equipamentos de preparação de lâminas delgadas daquela marca, incontestável líder mundial, escolhida para equipar o Laboratório de Micromorfologia iDryas / GAP Lab.
O vasto programa de trabalhos abrange os mais diversos aspectos da preparação de lâminas petrográficas e pedológicas, incluídas lâminas de grandes dimensões.



Arquivo de Notícias