Defesa Teses de Mestrado



As duas primeiras teses de mestrado baseadas no estudo dos esqueletos dos escravos africanos do antigo Valle da Gafaria de Lagos foram defendidas na passada semana.

No âmbito das suas dissertações de Mestrado em Evolução e Biologia Humanas(F.C.T.U.C.), Catarina Coelho e Marta Furtado estudaram os esqueletos dos escravos africanos que foram escavados, em 2009, no antigo Valle da Gafaria, em Lagos.

Os métodos geralmente utilizados para estimar a ancestralidade a partir do esqueleto, normalmente concentrados no crânio, têm vindo a ser desenvolvidos em colecções identificadas com indivíduos que viveram durante o século passado, na sua maioria afro-americanos. Importou pois avaliar se estas metodologias podem também ser aplicadas com acuidade a populações africanas antigas. Para o projecto de Mestrado de Catarina Coelho, várias peças ósseas dos indivíduos negróides adultos foram alvo de uma análise métrica e morfológica. Neste estudo testaram-se métodos morfológicos clássicos desenvolvidos para o crânio e também novas tecnologias, o programa FORDISC para uma abordagem métrica das afinidades populacionais. A pesquisa foi ainda complementada pelo teste das metodologias baseadas no fémur e no calcâneo.

A par com a estimativa da ancestralidade, da idade à morte e da estatura, a diagnose sexual, é um dos parâmetros básicos para estabelecer o perfil biológico de um indivíduo, e é essencial para a posterior análise paleodemográfica. Durante os trabalhos de escavação, a diagnose sexual dos esqueletos adultos, ao contrário do que é habitual, tornou-se uma tarefa de difícil execução. A equipa de Antropologia deparou-se com ossos coxais que apresentavam simultaneamente características morfológicas femininas e masculinas. No projecto de Mestrado de Marta Furtado, os ossos coxais dos indivíduos negróides adultos foram analisados análise métrica e morfologicamente. Esta análise permitiu a aplicação de uma bateria de métodos reconhecidos internacionalmente para se aceder ao sexo destes indivíduos.



Arquivo de Notícias