Daniel García na iDryas



Concluiu-se a estadía de 45 dias de Daniel García na iDryas, com vista à modelização digital de uma série de peças esqueléticas provenientes de escavações Dryas para constituição de do referencial comparativo para um estudo populacional mais alargado.

Daniel García Martínez, que integra o Laboratorio de Morfología Virtual do Museo Nacional de Ciencias Naturales – CSIC (Madrid, España), prepara actualmente uma tese de doutoramento subordinada ao tema Contributions to the study of the morpho-functional variability of the rib cage in the genus Homo and its ancestors the Australopithecines.

A abordagem proposta pelo Daniel para esta tese centrada sobre os aspectos eco-morfológicos da variação toráxica, privilegia o estudo da variabilidade da caixa toráxica a partir da análise morfológica isolada de cada uma das peças esqueléticas que constituem a caixa toráxica. Esta perspectiva metodológica permite-lhe integrar na sua base referencial os dados de séries antropológicas antigas, nomeadamente provenientes de escavações arqueológicas, alargando assim muito significativamente a base documental do estudo.

Tendo já dado de diferentes populações europeias e de populações adaptadas ao frio, como os Inuit, a permanência de Daniel García Martínez na iDryas resulta do seu interesse em incluir no referencial comparativo do estudo da sua tese os dados morfológicos dos indíviduos da série osteoarqueológica resultante da escavação do Parque do Anel Verde (Lagos, Portugal), seguramente identificados como escravos africanos.

Esta série, produzida no contexto de uma intervenção de Arqueologia de Salvamento conduzida por uma equipa Dryas em 2009, permitirá enriquecer aquele referencial comparativo com dados morfologicos de uma população adaptada a climas quentes. Esta amplitude ecológica da base referencial será determinante para a discriminação da eventual existência de padrões morfológicos da caixa toráxica de diferentes populações humanas correlacionáveis com a variabilidade ecológica e geográfica.




Notícias relacionadas:

Arquivo de Notícias