Congresso 6º EASP



“Contributo para o estudo das práticas funerárias na civitas romana de Ebora Liberalitas Iulia: S. Faraústo II (Oriola, Portel)” foi o título da comunicação apresentada no 6º Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular.

Fruto do trabalho de uma equipa transdisciplinar, a comunicação “Contributo para o estudo das práticas funerárias na civitas romana de Ebora Liberalitas Iulia: S. Faraústo II (Oriola, Portel)” foi apresentada na “Sessão Roma” do 6º Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, que teve lugar nos passados dias 4 a 6 de Outubro em Villafranca de los Barros (Badajoz).

A intervenção de arqueologia preventiva realizada entre 2010/2011 revelou uma necrópole associada ao povoado romano de São Faraústo II (Oriola, Portel), onde se identificaram dois mausoléus e sepulturas dispersas em área anexa.

A prática funerária identificada na área da necrópole intervencionada foi a cremação (tendo sido identificadas deposições primárias em busta e secundárias em cinzeiros), fenómeno predominante em Época Alto-Imperial, sendo que a análise do conteúdo artefactual (garrafas, unguentários, taças, bilhas, malgas, pregos e uma colher) corrobora esta realidade, apontando um intervalo cronológico que situa a sua utilização algures entre os séculos I / II d.C.

 

 



Arquivo de Notícias