Comunicação LED’11



O novo laboratório de Luminescência da Dryas terá uma primeira apresentação internacional no próximo congresso LED 2011, a realizar em Torun, na Polónia, de 10 a 14 de Junho.

Em 2011 a “13th International Conference on Luminescence and Electron Spin Resonance Dating” será acolhida na Polónia, na cidade de Torun, sob a organização da Universidade Nicolaus Copernicus e da Universidade Tecnológica da Silésia.
A comunicação proposta por Giuseppe Stella (iDryas), Pedro Cunha (Dep. Ciências da Terra da Universidade de Coimbra), Miguel Almeida (iDryas) e António Martins (Dep. Geociências da Universidade de Évora) no âmbito desta reunião científica visa apresentar o projecto iDryas / GAP Lab, co-promovido pela Dryas e pela Universidade de Coimbra, e, em particular, o Laboratório de Luminescência incluído neste GAP Lab.
O laboratório enquadra-se perfeitamente no programa científico global do projecto iDryas, para o qual contribui com um conjunto de recursos e objectivos específicos da área da Luminescência repartidos por uma área de rotina e uma de I&D:
- a prestação de serviços traduzidos por análises de rotina com vista à produção de datas radiocronométricas com as técnicas de TL e OSL, maioritariamente destinados às áreas das Geociências e da Arqueologia e património histórico; e
- o desenvolvimento metodológico de técnicas específicas da datação por luminescência óptica e termicamente estimulada.
Esta apresentação insiste ainda sobre o carácter completamente aberto, transparente e colaborativo do projecto iDryas e, por consequência, também da sua área de Luminescência.



Arquivo de Notícias