Colaboração com a Universidade de Aveiro



No quadro de uma nascente relação de colaboração com o Dep. de Geociências da Universidade de Aveiro, a iDryas participou em duas actividades pedagógicas destinadas a familiarizar os alunos daquele departamento com a técnica de Georadar.

Esta colaboração, que contribui para a concretização dos objectivos de intervenção societária e científica do grupo Dryas, resultou do interesse do Departamento em proporcionar aos seus alunos um conhecimento prático e directo das técnicas de prospecção geo-eléctrica e da disponibilidade da Dryas para colaborar através da cedência de equipamentos GPR para esta actividade pedagógica.
O programa, supervisionado por Pedro Garcia (iDryas) e pelos Profs. Fernando Almeida e Luís Menezes do DG-UA, incluía uma vertente de campo, destinada a permitir aos alunos o contacto directo com o equipamento de aquisição e uma parte de gabinete, orientada para o processamento dos dados adquiridos no terreno.
A disponibilização de um sistema de georadar Mala ProEx Geoscience visava garantir para estas actividades pedagógicas equipamentos de prospecção geofísica da mais elevada qualidade e precisão. Utilizaram-se antenas de frequências distintas, para permitir uma comparação dos dados e subsequente discussão acerca do impacto dos diversos parâmetros e especificações técnicas do equipamento no resultado final dos trabalhos a realizar, tendo-se também utilizado a título de exemplo diversos trabalhos já realizados no seio do novo iLab Geofísica da iDryas.
A acção distribuiu-se por duas sessões distintas:
- Na 3ª feira (31 de Maio de 2011), para os alunos da Licenciatura em Engenharia Civil, no âmbito da disciplina de Geologia de Engenharia, leccionada pelo Prof. Fernando Almeida; e
- Na 4ª feira (1 de Junho de 2011), para os alunos do Mestrado em Engenharia Geológica, no âmbito da disciplina de Geofísica Aplicada à Engenharia, leccionada pelo Prof. Luís Menezes.



Arquivo de Notícias