CNCG7: Correcção de cor



A iDryas recebeu hoje a confirmação da aceitação de uma comunicação proposta à CNCG'15 acerca da problemática da homogeneidade radiométrica das texturizações de modelos digitais 3d.

VIIIª Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia, organizada pela Ordem dos Engenheiros e dedicada ao tema “Informação Geoespacial para as gerações futuras – oportunidades e desafios”, realiza-se este ano a 29 e 30 de Outubro, num momento de forte incremento tecnológico em que assistimos ao desenvolvimento múltiplos sistemas de navegação, de posicionamento e de observação da Terra, diversificação e aumento da resolução de sensores espaciais e terrestres, da capacidade computacional e da velocidade das telecomunicações.
A comunicação da iDryas (“Correcção radiométrica de imagens em sistemas fotogramétricos de luz estruturada”), realizada em colaboração com o INESC-Coimbra e o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, é assinada por Helder Santos, Nuno Cortês, Gil Gonçalves e Miguel Almeida.
Centrada sobre a tecnologia da Fotogrametria activa, realizada com recurso a scanners fotogramétricos de luz estruturada, esta comunicação discute a questão da renderização em cor real dos modelos, conferida pelas componentes RGB das imagens fotogramétricas. Com efeito, as condições de iluminação são determinantes para a qualidade da renderização fotográfica, podendo uma variação mínima dessas condições provocar sérias heterogeneidades do aspecto final do modelo colorido, tornando indispensável a aplicação de procedimentos exaustivos de correcção radiométrica da cor.
Esta dificuldade surge particularmente relevante no caso de trabalhos de modelação digital de objectos imóveis do património histórico-arqueológico, precisamente um tipo de projecto em que o controlo da iluminação é particularmente complicado.
Neste trabalho, apresenta-se uma metodologia de correcção da cor através da utilização de várias técnicas que combinam o controlo da iluminação artificial, o uso de cartões de cor e a correcção radiométrica das imagens originais.

 

Palavras chave: Correcção radiométrica, Fotogrametria activa,  Modelação 3D, Arqueologia, Cor, Texturização.



Arquivo de Notícias