CHNT17-Viena, Áustria



Entre os dias 5 e 7 de Novembro a Dryas esteve presente na 17º edição da Conference on Cultural Heritage and New Technologies (CHNT17), em Viena, Áustria.

Reunindo investigadores de diversos países, este encontro anual constitui um espaço de debate sobre a utilização e integração de novas tecnologias na investigação arqueológica.

Na edição de 2012, a Dryas apresentou uma comunicação sobre protocolo de intervenção arqueológica em edifícios históricos, projecto desenvolvido a partir de uma intervenção de Arqueologia preventiva, que resultou numa linha de investigação sobre Arqueologia do edificado no seio da iDryas.

A comunicação focou a necessidade de implementação de projectos multidisciplinares, que abordem os edifícios enquanto objectos complexos com profundidade histórica. Particular atenção foi dada aos procedimentos de registo com recurso a diferentes tecnologias - varrimento de laser terrestre, fotogrametria, GPR - assim como aosprotocolos de caracterização e datação de argamassas de construção.

A participação Dryas incluiu ainda a apresentação de um poster sobre o iLabArq. Liderado pela Dryas, co-promovido pela Universidade de Coimbra e participado por um conjunto de outras entidades (Universidade de Évora, SERAP Claise, Scientia Consultoria Científica, Ltda), o projecto visa criar um laboratório multidisciplinar com um ambicioso programa de aplicação experimental de novas tecnologias e métodos na área do património, onde se pretende:
- realizar investigação multidisciplinar fundamental na área do Património Cultural;
- desenvolver investigação aplicada na área de confluência da Geoarqueologia,MicromorfologiaGeofísicaGeomáticaEngenharia inversaLuminiscência,Bioantropologia e Arqueologia;
- e promover transferência de conhecimento em contextos diversos.

A implementação deste projecto tem permitido à Dryas desenvolver intervenções deArqueologia preventiva em contextos de trabalho multidisciplinares, aplicando tecnologia de ponta e testando no campo procedimentos desenhados para garantir desempenhos mais eficientes e maior qualidade da informação recolhida.


Anexos:

Beyond the Era of methodological enclosures: a multidisciplinary approach to Cultural heritage


Arquivo de Notícias