Aula: Antropologia Forense



“Métodos de escavação em Antropologia forense” foi o tema da aula leccionada na passada semana no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra por uma antropóloga do grupo Dryas.

No âmbito da disciplina Introdução à Antropologia Forense leccionada no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, os alunos de diversas licenciaturas (Antropologia, Biologia, Psicologia, Bioquímica) aprendem qual o contributo e mais-valias que a Antropologia pode dar à resolução de casos policiais.

Nesta disciplina coordenada pela Professora Eugénia Cunha, alguns temas são abordados por investigadores não docentes, como é o caso dos temas relativos à metodologia de escavação e Arqueologia forense, leccionados por uma antropóloga do grupo Dryas Octopetala, Maria Teresa Ferreira.

Nesta aula, que decorreu durante a manhã de 12 de Março de 2012, abordou-se o papel da Arqueologia em contextos forenses e como se deve proceder a uma escavação, desde o momento da sua preparação até à saída do terreno, passando pela análise de uma cena de crime. Breves noções de Tafonomia, como os conceitos de decomposição, putrefacção e intervalo pós-morte foram ainda abordados.



Arquivo de Notícias