Apresentação na UNIR



Uma equipa Dryas Arqueologia participou na II Semana da Arqueologia da UNIR, em Porto Velho, Rondônia, para apresentar os aspectos mais relevantes de uma nova proposta metodológica para incremento da qualidade e eficácia dos trabalhos de salvamento na Arqueologia amazónica.

No quadro de uma parceria técnica e científica estabelecida entre a Dryas Arqueologia (Portugal) e a Scientia Consultadoria Científica (Brasil), uma equipa de arqueólogos Dryas encontra-se presentemente na Rondônia, para participar num trabalho de revisão metodológica e desenvolvimento de novos protocolos de intervenção em Arqueologia de salvamento naquele estado brasileiro.

Os primeiros resultados destes trabalhos foram agora apresentados na “II Semana de Arqueologia: Arqueologia das terras amazónicas”, numa comunicação oral de Miguel Almeida, Mónica Corga, Daniel Moreira e Renato Kipnis com o título: “LTNB’13 L2 -Metodologia de intervenção: LT PVH/RO – Araraquara/SP”.

Este trabalho de desenvolvimento processual foi desenhado para combinar o melhor da longa experiência de Arqueologia contratual de ambas as empresas com um conhecimento profundo da Arqueologia amazónica das equipas técnicas da Scientia e os resultados processuais e tecnológicos dos últimos anos de investigação operacional da Dryas.

Nesta primeira fase do projecto os esforços de desenvolvimento têm sido concentrados na formalização rigorosa e aplicação directa de procedimentos de terreno especificamente adaptados às exigentes condições de intervenção em Arqueologia de salvamento.

A realização em curso de vários projectos arqueológicos titulados pela Scientia na região do Amazonas tem servido como um laboratório ideal para o desenvolvimento e aperfeiçoamento destes procedimentos.



Arquivo de Notícias