Workshop na InovaDomus



Workshop “Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir”.

A InovaDomus – Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro realizou ontem, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o workshop “Caracterização de edifícios antigos: conhecer para intervir”, na casa que a associação adquiriu em Ílhavo para aplicar um projecto-piloto de reabilitação e ser seu o futuro laboratório. Além da InovaDomus, a comissão organizadora contou ainda com a participação de Humberto Varum do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e de Lília Basílio do Grupo Dryas Octopetala.

A Arqueologia do Edificado e as suas técnicas, desde a caracterização e datação de materiais à inspecção dos edifícios utilizando técnicas não intrusivas, foram apresentadas e discutidas enquanto ferramentas de caracterização dos edifícios antigos e de suporte à sua reabilitação. A sua relevância para o projecto de reabilitação da InovaDomus, os métodos de trabalho a utilizar, o potencial da informação recolhida e a integração de novas tecnologias promovendo o estabelecimento de uma equipa multidisciplinar, foram abordados ao longo das sessões da manhã. Além desta componente teórica, uma apresentação prática das técnicas de inspecção geofísica e de modelização digital de edifícios teve lugar durante a parte da tarde, a cargo de técnicos do Grupo Dryas Octopetala e de professores das universidades de Aveiro e Coimbra.

O workshop contou ainda com a participação da Dra. Anna Gueli, da Universidade da Catânia, que levou a cabo uma sessão prática de medição de cor com recurso a espectofotometro portátil.



Arquivo de Notícias