Trabalhos Arqueológicos no Morro da Sé no Porto



No âmbito do programa de reabilitação urbana do Morro da Sé do Porto, a Dryas iniciou este mês a intervenção de arqueologia preventiva sobre um conjunto de edifícios no Centro Histórico do Porto, classificado pela UNESCO como património da humanidade em 1996.

Os trabalhos de Arqueologia a executar decorrem da execução do projecto de reabilitação de um conjunto de edifícios integrados no Programa de Realojamento para o Morro da Sé (Porto) da responsabilidade da Porto Vivo, SRU, e localizados em área do Núcleo urbano da cidade do Porto / Centro Histórico da Cidade do Porto, classificada como Património da Humanidade desde 1996.

Os trabalhos de Arqueologia incluem trabalhos de sondagem arqueológica prévia e de acompanhamento arqueológico dos trabalhos de demolição, remoção de escombros e outros que envolvam movimentos de terra. Para além destes, o programa de trabalhos previsto integra ainda trabalhos de caracterização tipológica de edificado.

Numa lógica em que os objectivos económicos, sociais e ambientais deste programa se reforcem mutuamente e avancem em conjunto, os resultados da intervenção sobre o património serão fundamentais para uma estratégia de acção sobre um futuro desejável e como instrumento necessário de captação de recursos e de transformação de lugares que procuram tornar-se competitivos.

Programas de intervenção deste tipo são oportunidades para a progressiva e definitiva afirmação do património como mola de revitalização territorial, social e económica, mantendo a vocação histórica dos lugares. 



Arquivo de Notícias