Santana / Pena Ventosa



A Dryas Arqueologia dá continuidade aos trabalhos de Arqueologia Preventiva na empreitada de reabilitação de um edifício localizado na Rua de Santana Nº20,22/Largo da Pena Ventosa Nº3, no Porto.

Durante a presente semana a Dryas desenvolve trabalhos de Acompanhamento Arqueológico e Arqueologia do Edificado na empreitada de reabilitação de um edifício localizado na Rua de Santana nº20-22 / Largo da Pena Ventosa nº3, no Porto.

Esta intervenção enquadra-se no projecto de reconversão designado por Projecto 7, da Operação E2, do Programa de Realojamento para o Morro da Sé (Porto) da responsabilidade da Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A.

Os trabalhos de Arqueologia agora desenvolvidos, que precedem o acompanhamento e registo do desmonte dos cinco pisos do edifício, consistem no registo da picagem dos revestimentos internos dos paramentos exteriores desta parcela e na caracterização geral do edificado.

O acompanhamento arqueológico desta empreitada constitui uma fase fundamental do registo científico deste edifício, nomeadamente no que respeita às técnicas construtivas da estrutura interna e dos paramentos exteriores. Regista-se o predomínio da técnica da taipa de fasquio na construção das paredes interiores e nas paredes exteriores a construção feita em alvenaria aparelhada: blocos graníticos afeiçoados de grandes dimensões, dispostos em fiadas horizontais, agregados por argamassa de cal e areia.



Arquivo de Notícias