Necrópole do Convento de São Francisco



A escavação antropológica em área da necrópole identificada na fase de sondagens prévias incluída na intervenção em curso no Convento de São Francisco, em Coimbra, marca um momento estratégico da recuperação do registo arqueológico daquele sítio.

A informação arqueológica recolhida no âmbito desta intervenção vem revelando uma importância muito significativa para a história Moderna e Contemporânea de Portugal e, em particular, da cidade de Coimbra.

Esta intervenção de Arqueologia preventiva tinha já produzido um volume já muito importante de informações recolhidas durante a fase de sondagens. Este manacial de informações com carácter histórico deriva de uma abordagem global e transdisciplinar do sítio centrada sobre dois aspectos fundamentais: a recuperação das informações e documentos arqueológicos preservados na estratificação do sítio e o estudo do próprio edifício, orientado pelos princípios fundamentais da Arqueologia do Edificado, mas para o qual também concorreram trabalhos de caracterização petrográfica de materiais de construção (rochas e argamassas) e uma rigorosa modelização tridimensional deste complexo objecto arquitectónico.

Junta-se agora a informação produzida pela escavação de uma necrópole estruturada, mas não regular, de grande dimensões, a qual constitui doravante um documento imprescindível para qualquer estudo relativo ao início da Época contemporânea em Coimbra e em Portugal.

Com efeito, as duas fases sucessivas de utilização funerária deste espaço revelam dados fundamentais para o estudo dos diversos aspectos (sociais, políticos, militares, de saúde, etc.) dos importantes eventos fundamentais da história político-militar de que o litoral da zona centro do país foi palco em oitocentos. Se, até hoje, esta importância histórica da região nos alvores da contemporaneidade em portuguesa não tinha ainda repercussão correspondente no registo arqueológico conhecido, as informações agora recuperadas permitem, através do contraste dos documentos escritos com dados objectivos de escavação, lançar uma nova luz sobre várias polémicas científicas relativas a aquele momento conturbado da história portuguesa. 



Arquivo de Notícias