Largo da Pena Ventosa Nº21/25



No quadro do Programa de Realojamento para o Morro da Sé (Porto), a Dryas procedeu a trabalhos de Arqueologia Preventiva na empreitada de reabilitação de dois edifícios localizados no Largo da Pena Ventosa Nº21/25.

A presente intervenção enquadra-se no projecto de reconversão designado por Projecto 9, da Operação E2, do Programa de Realojamento para o Morro da Sé (Porto) da responsabilidade da Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A.

Os trabalhos de Arqueologia agora desenvolvidos, que precedem a trabalhos de escavação arqueológica e de acompanhamento arqueológico da empreitada, consistiram na continuação do acompanhamento arqueológico dos trabalhos de desmonte da parede de mediação entre as parcelas 21 e 25. Estas acções de desmonte viriam a resultar apenas na identificação de algumas pedras de ombreiras reaproveitadas.

Para além dos trabalhos de acompanhamento arqueológico de desmonte deste paramento, também se procedeu à limpeza para protecção, com recurso a manta geotêxtil e uma camada de areia, de uma estrutura de tipo derrube, de possível cronologia romana, identificada durante os trabalhos de sondagem arqueológica, que não sofrerá qualquer afectação pelo projecto de engenharia entretanto reformulado para permitir a preservação deste vestígio.



Arquivo de Notícias