Estágio curricular



No âmbito da cooperação entre a Dryas e a Universidade de Coimbra, iniciou-se neste mês de Dezembro mais um estágio curricular, desta vez na área da modelização digital.

No dia 1 de Dezembro de 2011 teve início o estágio curricular de Hélder Santos, subordinado ao tema: Reconstrução Tridimensional do Património Cultural utilizando Dados Multisensor.

Este estágio, suportado por um acordo firmado com a Dryas e a Universidade de Coimbra, prevê a formação especializada do mestrando na Dryas, com a participação directa dos seus técnicos, em colaboração com uma orientação científica fornecida pela Universidade de Coimbra, no caso, na pessoa do Prof. Gil Rito Gonçalves (Dep. de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra).

O programa de estágio repousa na exploração do potencial de combinação de dados de diferentes naturezas e proveniências (nomeadamente, conjugando a utilização de vários equipamentos tecnológicos e técnicas de modelização tridimensional existentes no Grupo Dryas Octopetala) para a produção de documentos fidedignos de objectos e edifícios históricos, quer com vista à divulgação destes objectos e edifícios, quer mesmo como elemento de documentação para futuros trabalhos e investigação.

Neste âmbito, o trabalho do mestrando consistirá na aplicação experimental daquelas tecnologias e técnicas de detecção remota e modelização tridimensional em projectos da área patrimonial liderados pela Dryas Arqueologia e/ou pela Styx Antropologia.



Arquivo de Notícias