Entrega do 3d Romeral



Os trabalhos de modelização tridimensional do Dólmen do Romeral foram ontem objecto de entrega em reunião realizada no departamento de cultura da Junta de Andalucia, centrada numa apresentação técnica a cargo de Miguel Almeida.

Em finais de 2012, uma equipa Dryas/Morph realizou, sob contrato da TUV Rheinland e no quadro da construção da nova linha de AVE, da responsabilidade da Adif, um trabalho de Engenharia inversa para modelização do Dólmen do Romeral, integrante do importante conjunto megalítico de Antequera (Andaluzia, Espanha), um dos mais importantes da Europa.

Este trabalho, que tinha por motivo a criação de uma ferramenta de monitorização de eventuais impactes sobre aquele monumento, permitiu produzir um modelo rigoroso, tanto da estrutura enterrada, com corredor e duas câmaras circulares, como do exterior, reconstituindo a mamoa do monumento.

Os trabalhos realizaram-se com recurso a uma combinação de técnicas GPS, laserscan e fotogrametria digital de alta qualidade, para permitir recolher toda a informação do objecto de estudo e garantir a qualidade e precisão do modelo final, a sua georreferenciação e posicionamento exactos, integração de informação colorimétrica e possibilidades de inspecção futura e tomada de medidas sobre o modelo.

A apresentação realizada em Málaga visou apresentar as opções estratégicas e metodológicas tomadas, bem assim como os resultados finais do trabalho, concretizados em diferentes tipos de “entregáveis”: plantas, alçados interiores, secções, nuvens de pontos, malhas texturizadas e animações vídeo. 



Arquivo de Notícias