CSFr’11: Convento de São Francisco



O litoral da zona centro do país foi palco de acontecimentos fundamentais da história político-militar do Portugal de oitocentos. Porém, esta importância histórica da região não tem ainda repercussão correspondente no registo arqueológico conhecido.

O projecto de transformação do Convento de São Francisco num Centro de congressos de dimensão e qualidade internacional, promovido em Coimbra pela Câmara Municipal, e executado pela MRG, justificou a realização de uma intervenção de Arqueologia preventiva multidisciplinar, durante a qual as especialidades de Arqueologia, Arqueotanatologia, Bioantropologia, Tecnologia Cerâmica, Arqueologia do edificado, Fotogrametria, Geomática e Geofísica têm contribuído para a recuperação da valiosa informação histórica preservada no solo e nas paredes daquele edifício secular.

Com efeito, a intervenção preventiva em curso, revela um registo arqueológico fundamental para o estudo das convulsões político-militares do início do séc. XIX em Portugal, produzindo dados indispensáveis para a compreensão detalhada da evolução dos acontecimentos de então na cidade e região envolvente.

A exploração científica deste manancial de informação exigirá, no período pós-escavação, um esforço considerável de I&D, devendo mesmo alargar-se aquele leque pluridisciplinar, nomeadamente abrindo as colecções arqueológicas e informação contextual associada à colaboração com outras entidades do SCT. 



Arquivo de Notícias