Bairro Silva Rosas, n.º1



A Dryas concluiu os trabalhos de Arqueologia Preventiva no Bairro Silva Rosas, n.º 1 cujos resultados permitiram reconhecer diversas reformulações arquitectónicas do edificio decorridas durante o século XX.

No âmbito de um projecto de requalificação de um edifício urbano, sito no Bairro Silva Rosas, a Dryas desenvolveu trabalhos de sondagem arqueológica no interior da área habitacional numa área total de 8 m2, correspondente à totalidade da área de afectação do subsolo.

Estes trabalhos de diagnóstico tinham como objectivo primordial (1) avaliar o potencial arqueológico da área, caracterizando do ponto de vista tipológico, funcional e cronológico eventuais vestígios arqueológicos; (2) recolha de elementos que permitam avaliar o estado de preservação e extensão dos vestígios identificados; (3) e avaliar a sua eventual afectação pelo projecto previsto para o local.

Apesar do carácter pontual da intervenção, estes trabalhos permitiram identificar um conjunto de estruturas arquitectónicas relacionadas com o momento de construção do edifício e ainda reconhecer diversas reformulações arquitectónicas decorridas durante o século XX. Destas, destaca-se a ablacção da fracção superior das paredes primitivas do edifício decorrente da construção de um primeiro piso e respectivo vão de escadas, posteriormente anulado com a construção de um novo conjunto de vãos de escadas.

A reconstituição da ocupação antrópica deste edifício constitui mais um contributo para a compreensão da evolução das lógicas de utilização dos espaços privados nesta área da cidade.



Arquivo de Notícias