Análise lítica em BH



A Dryas Arqueologia trabalha presentemente em Belo Horizonte com a Scientia para o desenvolvimento de processos de análise tecnológica de vestígios líticos adaptados ao estudo e exploração do espólio lítico de projectos de Arqueologia de contrato no Brasil.

Aproveitando as competências técnicas e científicas da equipa Dryas e a sua vasta experiência no estudo de colecções de vestígios arqueológicos líticos, a Dryas e a Scientia estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de procedimentos de analise lito-tecnológica de projectos de Arqueologia contratual no Brasil.

Com efeito, o crescimento das intervenções de Arqueologia de contrato no Brasil resultou numa acumulação recente de séries arqueológicas com vestígios líticos talhados, polidos e não intencionalmente modificados que comportam informação fundamental para a compreensão das comunidades pré-históricas. Esta informação será seguramente imprescindível para complementar/confrontar resultados de outras análises multidisciplinares de diferentes tipos de vestígios arqueológicos.

Neste sentido, Miguel Almeida está a trabalhar no laboratório de curadoria e análise de materiais da Scientia em Belo Horizonte para avaliar o potencial científico do vasto acervo lítico gerado pelas intervenções de  Arqueologia em diversos projectos de licenciamento ambiental da Amazónia e definir procedimentos de análise lito-tecnológica a adoptar no quadro de um estudo comparativo.



Arquivo de Notícias